Bem vindos(as) ao nosso Blog!

Mais um desafio está lançado nesta nova etapa de nossa formação: o Blog.

O presente blog foi criado e idealizado pelas alunas Amanda Rocha e Carolina Ducatti. Unindo nossos conhecimentos com reflexão e comprometimento, nosso objetivo é sistematizar toda complexidade de nosso objeto de estudo. Os textos são elaborados por nós a partir de diálogos e troca de experiências, exceto o que tiver referências.

Visando maior integração entre os conteúdos das disciplinas decidimos que cada postagem representará um tema, e nelas iremos mesclar os assuntos propostos em aula.

Apreciem nossos textos, reflitam e comentem!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

III Congresso Latino-americano de Gênero e Religião

Participamos no dia 18 de setembro de 2009 do III Congresso Latino-americano de Gênero e Religião, sobre o tema "[Est]ética e Direitos Humanos". Realizado na EST Faculdades de São Leopoldo. Sob a responsabilidade da Profª. Ms. Simone Dorneles, que ministra a disciplina de Educação e Gênero.

Foi uma experiência muito produtiva. Tivemos a oportunidade de participar do debate promovido pelos palestrantes. Entre as principais idéias discutidas destacamos a importancia do diálogo intercultural, de discutir a exclusão e de libertar-se do sexismo. Não há espaço na sociedade para refletir sobre a exclusão e sobre o multiculturalismo, pois este diálogo pode ser difícil por mexer com idéias cristalizadas em cada um de nós. Precisamos também acabar com as sutilezas excludentes, que promovem uma exclusão subordinada.

Além das palestras e do debate, a turma se divertiu muito e tivemos neste evento a oportunidade de ampliar nosso vínculo. Foi um momento de confraternização e socialização de pensamentos. Também fizemos um lanche coletivo no ônibus no caminho de volta para Porto Alegre.
* Texto de Carolina Ducatti

Fotos:

Turma e professora indo para São Leopoldo

1 comentários:

SIMONE SILVA DORNELES disse...

Carolina,
Adorei a inserção de uma síntese sobre nossa participação no Congresso Latino Americano de Gênero, Educação e Religião em São Leopoldo.
Esta experiência foi significativa e articulou aos temas estudados o eixo traversal deste semestre: multiculturalidade.

Proponho excluir do blog a última foto, pois a primeira está mais bonita.

Um abraço,
Professora Simone

Postar um comentário