Bem vindos(as) ao nosso Blog!

Mais um desafio está lançado nesta nova etapa de nossa formação: o Blog.

O presente blog foi criado e idealizado pelas alunas Amanda Rocha e Carolina Ducatti. Unindo nossos conhecimentos com reflexão e comprometimento, nosso objetivo é sistematizar toda complexidade de nosso objeto de estudo. Os textos são elaborados por nós a partir de diálogos e troca de experiências, exceto o que tiver referências.

Visando maior integração entre os conteúdos das disciplinas decidimos que cada postagem representará um tema, e nelas iremos mesclar os assuntos propostos em aula.

Apreciem nossos textos, reflitam e comentem!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cultura e diversidades culturais

Conceito: Cultura

Cultura é, em Antropologia Social e Sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam,classificam,estudam e modificam o mundo e a si mesmas. As regras que formam a cultura permitem relacionar indivíduos entre si e o próprio grupo com o ambiente onde vivem.
É necessário considerá-la como um importante instrumento para compreender as diferenças entre os homens e as sociedades e o potencial que cada cultura encerra,como elemento plástico,capaz de receber as variações e motivações de seus membros,bem como os desafios externos.
*Texto de Amanda Rocha
Fonte:
  • MATTA, Roberto. Você tem cultura?

Conceito: Multiculturalidade

Em aula com a professora Eunice Nonato construímos e discutimos o conceito de multiculturalidade.

Multi = vários/diversidade

Cultura = conjunto de aspectos que caracterizam a identidade de um povo, entre eles: conhecimentos, linguagem, religião, etnia, arte, etc...

Multiculturalidade então é a diversidade cultural. É o reconhecimento das diferentes culturas existentes em nosso mundo.


Acreditamos que o estudo da multiculturalidade provoca a reflexão sobre o respeito que devemos às diferenças. Assim como estudamos na EAD de Sociologia, com o professor João Paulo Aço, em um mundo cada vez mais globalizado nos deparamos com a desconstrução cultural, principalmente dos povos menos desenvolvidos. Pois os países com maior poder aquisitivo impõem às demais nações sua cultura como um ideal, como um sinônimo de evolução. Por isso é necessário pensar e discutir o multiculturalismo, visando a inclusão social.
*Texto de Carolina Ducatti


Conceito: Interculturalidade

A questão da diversidade cultural passa a ser tema de interesse de cientistas sociais a partir do processo de descolonização ocorrido na África, América latina e Ásia, com o fluxo numeroso de emigrantes vindos das ex-colônias para o continente europeu. A partir do momento em que a sociedade européia se forçava a convivência com o "outro" inserido em seu meio e usufruindo de suas instituições surge o conceito de interculturalidade, que é usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade.


O termo interculturalidade saiu do contexto educacional e ganhou maior amplitude ao referir-se também às práticas culturais e políticas públicas. Devemos aqui diferenciar este termo de outro também em bastante uso no estudo da diversidade cultural que é o da multicuturalidade que indica apenas a coexistência de diversos grupos culturais na mesma sociedade sem apontar para uma política de convivência.
* Texto de Amanda Rocha

fonte: INTERCULTURALIDADE (Luciana Machado de Vasconcelos) http://www.blogger.com/www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/INTERCULTURALIDADE.pdf%20-

2 comentários:

Anonymous disse...

Olá gurias, o blog está ótimo.
Quero as duas construindo o blog juntas, ok?
abraço, Elisângela

SIMONE SILVA DORNELES disse...

Amanda,
Excelente contribuição para o debate neste semestre. Boa seleção de fonte e pesquisa.
Professora Simone

Postar um comentário