Bem vindos(as) ao nosso Blog!

Mais um desafio está lançado nesta nova etapa de nossa formação: o Blog.

O presente blog foi criado e idealizado pelas alunas Amanda Rocha e Carolina Ducatti. Unindo nossos conhecimentos com reflexão e comprometimento, nosso objetivo é sistematizar toda complexidade de nosso objeto de estudo. Os textos são elaborados por nós a partir de diálogos e troca de experiências, exceto o que tiver referências.

Visando maior integração entre os conteúdos das disciplinas decidimos que cada postagem representará um tema, e nelas iremos mesclar os assuntos propostos em aula.

Apreciem nossos textos, reflitam e comentem!

domingo, 18 de outubro de 2009

Ilha das (poucas) Flores

No dia 11/09 assitimos com a Profª Ms. Simone Dorneles o documentário "Ilha das Flores" de direção e roteiro de Jorge Furtado:



A partir da leitura do livro Como se Faz Análise de Conjuntura de Herbert José de Souza (1985) fizemos uma análise de conjuntura do documentário:

Atores/atrizes sociais: senhor Suzuki, dona Anete, o dono, as mulheres e crianças.

Cenário: Ilha das Flores

Ações de Força: dinheiro - coexistência - domínio - subordinação


É fundamental perceber o conjunto de forças e problemas que estão detrás dos acontecimentos. Tão importante quanto perceber o sentido de um acontecimento é perceber quais as forças, os movimentos, as contradições, condições que o geraram.

1 comentários:

SIMONE SILVA DORNELES disse...

Amanda e Carolina,
Concluir a sistematização da análise do filme. Boa introdução ao exercício de análise de conjuntura.
Professora Simone

Postar um comentário