Capítulo 1 - A Emergência do Gênero
O grupo formado pelas alunas Ana Cristina, Aline, Giana e Francielle iniciou o seminário de Gênero e Educação falando sobre a importância de se estudar a questão do gênero em sala de aula. O grupo utilizou como atividade de sensibilização o filme "Nem Gravata, Nem Honra" do diretor Marcelo Masagão. Este é um filme de ação e romance sobre as diferenças entre homens e mulheres da pequena cidade de Cunha, com apenas 22 mil habitantes, localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os entrevistados, pessoas comuns, inclusive crianças, manifestam a mesma noção de distância de dois mundos, de diferenças essenciais entre os sexos. A diretora Tata Amaral foi uma das realizadoras das entrevistas contidas no filme.
Fonte: http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=3931
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O grupo formado pelas alunas Ana Cristina, Aline, Giana e Francielle iniciou o seminário de Gênero e Educação falando sobre a importância de se estudar a questão do gênero em sala de aula. O grupo utilizou como atividade de sensibilização o filme "Nem Gravata, Nem Honra" do diretor Marcelo Masagão. Este é um filme de ação e romance sobre as diferenças entre homens e mulheres da pequena cidade de Cunha, com apenas 22 mil habitantes, localizada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os entrevistados, pessoas comuns, inclusive crianças, manifestam a mesma noção de distância de dois mundos, de diferenças essenciais entre os sexos. A diretora Tata Amaral foi uma das realizadoras das entrevistas contidas no filme.
Fonte: http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=3931
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Capítulo 2 - Gênero, Sexualidade e Poder
O grupo formado por Dione, Roseli, Marise e Camila Blanco apresentou o capítulo 2 do seminário. Como atividade de sensibilização utilizaram o filme "Das Tripas o Coração" da diretora Ana Carolina Teixeira Soares. A sinopse do filme assim o caracteriza:
"Um interventor dirige-se à reunião marcada para as cinco horas da tarde, num internato de meninas onde será formalmente determinado o encerramento das atividades por motivos administrativos e econômicos. Enquanto aguarda os cinco minutos que faltam, tira um rápido cochilo, durante o qual vive fantasias com as mulheres do estabelecimento. Sua imaginação é inicialmente estimulada pela conversa, na cozinha, de duas professoras, Miriam e Renata, sobre as verbas desviadas. Como professor Guido, o interventor se transporta a uma sala de aula, onde discursa sobre o homem, a mulher, a loucura e o moralismo, e passa a viver intensamente todos os problemas do colégio e as loucuras dos professores e alunas. Depois de participar de situações totalmente fora da normalidade, vê-se perseguido pelas serventes, quando o relógio bate as cinco horas e desperta o inspetor. As professoras surgem na sala de reunião, todos se apresentam e a ata que decreta o fim da instituição é assinada."
Fonte: http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/das-tripas-coracao/das-tripas-coracao.asp
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Capítulo 3 - A Construção Escolar das Diferenças
No dia 16 de outubro o grupo formado por Carolina Ducatti, Kelly Costa, Liane Borges e Thais Lermen apresentou seu seminário com o tema "A Construção Escolar das Diferenças". Em um pequeno resumo o grupo apresenta seu trabalho:
"A construção das diferenças ocorre a todo momento na sociedade, mas é na escola que os estereótipos se fortalecem. Esta construção unida a necessidade dos(as) jovens em construir sua identidade, fazer parte de um grupo e destacar-se pode, muitas vezes, não ter um resultado positivo.
O trabalho possui como objetivo refletir e discutir sobre a construção escolar das diferenças, com base no capítulo III do livro “Gênero, sexualidade e educação”, no filme “O Clube dos Cinco” e em pesquisas de fatos reais. Trazemos uma reflexão de que é necessário desconstruir alguns estereótipos induzidos e reproduzidos na escola, tanto por professores (as), quanto pelos (as) alunos (as)." (texto elaborado pelo grupo)
O seminário desenvolveu-se com a apresentação comentada do filme "O Clube dos Cinco". Escolhemos este filme por ser uma obra rica em conceitos e detalhes sobre estereótipos, diferenças, preconceito, adolescência e relacionamento entre alunos(as) e professores(as). Durante a apresentação do filme discutimos o tema, fizemos um "quiz" e relatamos notícias. Procurei por um trailer legendado do filme, mas encontrei apenas uma apresentação de tributo com trechos legendados. O vídeo não pode ser exibido nos computadores do IPA, pois é um link direto do youtube, site bloqueado pela rede.
O Clube dos Cinco - trechos e trilha sonora (legendado)
A manhã da apresentação foi um tanto agitada. Tivemos problemas com a disponibilidade dos recursos de multimídia, trocamos de sala algumas vezes... Mas, apesar dos obstáculos no caminho, conseguimos alcançar nosso objetivo.
“...E as crianças que você despreza enquanto tentam mudar o mundo são imunes aos seus comentários. Elas sabem bem o que está acontecendo com elas...”
David Bowie
Fonte: http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/das-tripas-coracao/das-tripas-coracao.asp
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Capítulo 3 - A Construção Escolar das Diferenças
No dia 16 de outubro o grupo formado por Carolina Ducatti, Kelly Costa, Liane Borges e Thais Lermen apresentou seu seminário com o tema "A Construção Escolar das Diferenças". Em um pequeno resumo o grupo apresenta seu trabalho:
"A construção das diferenças ocorre a todo momento na sociedade, mas é na escola que os estereótipos se fortalecem. Esta construção unida a necessidade dos(as) jovens em construir sua identidade, fazer parte de um grupo e destacar-se pode, muitas vezes, não ter um resultado positivo.
O trabalho possui como objetivo refletir e discutir sobre a construção escolar das diferenças, com base no capítulo III do livro “Gênero, sexualidade e educação”, no filme “O Clube dos Cinco” e em pesquisas de fatos reais. Trazemos uma reflexão de que é necessário desconstruir alguns estereótipos induzidos e reproduzidos na escola, tanto por professores (as), quanto pelos (as) alunos (as)." (texto elaborado pelo grupo)
O seminário desenvolveu-se com a apresentação comentada do filme "O Clube dos Cinco". Escolhemos este filme por ser uma obra rica em conceitos e detalhes sobre estereótipos, diferenças, preconceito, adolescência e relacionamento entre alunos(as) e professores(as). Durante a apresentação do filme discutimos o tema, fizemos um "quiz" e relatamos notícias. Procurei por um trailer legendado do filme, mas encontrei apenas uma apresentação de tributo com trechos legendados. O vídeo não pode ser exibido nos computadores do IPA, pois é um link direto do youtube, site bloqueado pela rede.
O Clube dos Cinco - trechos e trilha sonora (legendado)
A manhã da apresentação foi um tanto agitada. Tivemos problemas com a disponibilidade dos recursos de multimídia, trocamos de sala algumas vezes... Mas, apesar dos obstáculos no caminho, conseguimos alcançar nosso objetivo.
“...E as crianças que você despreza enquanto tentam mudar o mundo são imunes aos seus comentários. Elas sabem bem o que está acontecendo com elas...”
David Bowie
* Texto de Carolina Ducatti
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Capítulo 4 - O Gênero na Docência
No Seminário de Educação e Gênero o grupo de Herbert, Amanda e Priscila desenvolveu o tema "O gênero na docência",com a apresentação de slides que falavam do trabalho do jesuístas como primeiros mestres,a inserção gradativa da mulher na docência e a apresentação do filme "O Clube do Imperador".Numa escola frequentada pela elite americana,leciona História Antiga o professor Willian Hundert (Kevin Kline),professor que entre as histórias dos gregos e romanos tem como objetivo transformar meninos em homens com príncipios morais,homens de sucesso.E eis que surge um aluno ao qual ele dá todas as chances de conhecer esses valores,mas o embate entre o que se quer passar como professor e o que o aluno tem como caráter são a mola para que essa mudança se dê ou não."O fim depende do início",é o lema do brasão da escola,e nos dá a lição do segredo da vida,é que as histórias são feitas de vidas,e vidas são feitas de momentos e atitudes.O que determinará cada momento ,o que definirá cada ação é parte diretamente da educação recebida.
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Capítulo 4 - O Gênero na Docência
No Seminário de Educação e Gênero o grupo de Herbert, Amanda e Priscila desenvolveu o tema "O gênero na docência",com a apresentação de slides que falavam do trabalho do jesuístas como primeiros mestres,a inserção gradativa da mulher na docência e a apresentação do filme "O Clube do Imperador".Numa escola frequentada pela elite americana,leciona História Antiga o professor Willian Hundert (Kevin Kline),professor que entre as histórias dos gregos e romanos tem como objetivo transformar meninos em homens com príncipios morais,homens de sucesso.E eis que surge um aluno ao qual ele dá todas as chances de conhecer esses valores,mas o embate entre o que se quer passar como professor e o que o aluno tem como caráter são a mola para que essa mudança se dê ou não."O fim depende do início",é o lema do brasão da escola,e nos dá a lição do segredo da vida,é que as histórias são feitas de vidas,e vidas são feitas de momentos e atitudes.O que determinará cada momento ,o que definirá cada ação é parte diretamente da educação recebida.
*Texto de Amanda Rocha
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Capítulo 5 - Práticas Educativas Femininas
O grupo formado por Fernanda, Valdir, Letícia e Marcela ministraram o semináruio sobre as práticas educativas feministas. Apresentaram o filme Assistimos ao filme "Minha Vida em Cor-de-rosa" ("Ma Vie en Rose"), de Alain Berliner. O filme relata a história do menino Ludovic que, por admirar uma personagem infantil e seu universo feminino, deseja ser uma menina. Ludovic ainda se apaixona por um vizinho e colega de escola e diz querer casar-se com ele. Neste contexto, suas atitudes chocam todos ao seu redor e a pressão colocada nele pelos adultos confunde seus pensamentos.
* Texto de Carolina Ducatti
O grupo das alunas Mônica,Liane do Couto,Thaís Gabrielle e Elenita trabalhou em seu tema o filme "O Sorriso de Monalisa". A professora de História da Arte Katherine Watson (Julia Roberts) transferiu-se da Califórnia para lecionar numa escola feminina e tradicionalista do interior,onde deparou-se com moças da década de 50 que eram educadas para casar e ser boa esposas,não tendo outra ambição além dessa. Num primeiro momento,as alunas agiram com uma certa hostilidade e até competitividade com a professora,fazendo especulações também sobre sua vida pessoal. O objetivo de Katherine ali era desconstruir o que suas alunas decoravam,abrir suas mentes para novas concepções e dar a elas um mundo novo,mais ousado ,que começou a incomodar muito a direção da escola. Em plena década de 50,época em que as mulheres eram educadas para casarem-se e ser apenas esposa e mães,uma professora que estimulasse a busca de uma carreira era considerada no mínimo subversiva. Casar-se era sinônimo de status,e algumas dessas tão talentosas moças sublimaram o desejo de realização profissional para seguir o que a sociedade impunha,muitas vezes se escondendo num casamento de fachada. O papel de Katherine foi interferir profundamente em suas histórias,encorajando-as na busca de seus reais sonhos,tornando-as diferentes quando deixou a instituição.
* texto de Amanda Rocha
3 comentários:
Assisti esse filme, e é muito interessante mesmo.
Ainda bem que as mulheres evoluiram, e evoluem a cada dia. Provaram que podem viver para seus maridos, filhos, e realizar-se profissionalmente.
Enfim cada um deve ir atrás de seus sonhos e objetivos.
Olá, obrigada pelo comentário.
Gostaria de saber a que filme você se refere.
Continue acompanhando o blog! ^^
Amanda e Carolina,
Belas sínteses dos filmes apresentados pelos grupos de trabalho do seminário de estudos sobre o livro GÊNERO, SEXUALIDADEE E EDUCAÇÃO DE Guacira Lopes Louro. Observa-se na sistematização de cada uma a aplicação dos conceitos explorados na disciplina.
Excelente trabalho,
Professora Simone
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