Segundo Althusser, a escola é o aparelho ideológico do Estado, disseminador e produtor da ideologia dominante através dos conteúdos. Para Bourdieu e Passeron,que desenvolvem o conceito de "capital cultural" e "reprodução", a cultura que tem valor e prestígio é a das classes dominantes,na medida em que obtê-la significa possuir vantagens materiais e simbólicas. Dentro do processo de domínio simbólico e/ou material de determinada cultura,observa-se a importância dos espaços escolares na construção de um currículo de cunho crítico,político e sem partidarismos,para a formação política e emancipatória de um sujeito que o será tambem em sociedade,atuante defensor de seus direitos e transformador no âmbito profissional e social,um sujeito capaz de enfrentar o comodismo e agir com voz e pulso firme por si e pelo que acredita. Alguém com crenças ainda que utópicas,que mude a estratégia,mas não mude suas convicções como o vento muda de direção,que tenha sabedoria e resiliência,para saber discernir entre a hora do diálogo e a hora do enfrentamento.
*Texto de Amanda Rocha
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