Bem vindos(as) ao nosso Blog!

Mais um desafio está lançado nesta nova etapa de nossa formação: o Blog.

O presente blog foi criado e idealizado pelas alunas Amanda Rocha e Carolina Ducatti. Unindo nossos conhecimentos com reflexão e comprometimento, nosso objetivo é sistematizar toda complexidade de nosso objeto de estudo. Os textos são elaborados por nós a partir de diálogos e troca de experiências, exceto o que tiver referências.

Visando maior integração entre os conteúdos das disciplinas decidimos que cada postagem representará um tema, e nelas iremos mesclar os assuntos propostos em aula.

Apreciem nossos textos, reflitam e comentem!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Currículo e ideologia

Segundo Althusser, a escola é o aparelho ideológico do Estado, disseminador e produtor da ideologia dominante através dos conteúdos. Para Bourdieu e Passeron,que desenvolvem o conceito de "capital cultural" e "reprodução", a cultura que tem valor e prestígio é a das classes dominantes,na medida em que obtê-la significa possuir vantagens materiais e simbólicas. Dentro do processo de domínio simbólico e/ou material de determinada cultura,observa-se a importância dos espaços escolares na construção de um currículo de cunho crítico,político e sem partidarismos,para a formação política e emancipatória de um sujeito que o será tambem em sociedade,atuante defensor de seus direitos e transformador no âmbito profissional e social,um sujeito capaz de enfrentar o comodismo e agir com voz e pulso firme por si e pelo que acredita. Alguém com crenças ainda que utópicas,que mude a estratégia,mas não mude suas convicções como o vento muda de direção,que tenha sabedoria e resiliência,para saber discernir entre a hora do diálogo e a hora do enfrentamento.
*Texto de Amanda Rocha

0 comentários:

Postar um comentário